RIO DE JANEIRO - BRASIL

Rigidez Cognitiva no TEA

TEMA DO EVENTO

RFT e ACT: da avaliação à intervenção comportamental para o desenvolvimento de flexibilidade cognitiva e de habilidades socioemocionais.

Grandes nomes da Análise do Comportamento estarão conosco para discutir intervenções inovadoras voltadas ao público neurodivergente.

Conheça Nossos Palestrantes Internacionais

Dra. Dana Paliliunas
Dr. Jordan Belisle
Dra. Megan DeLeon

Dra. Dana Paliliunas possui mais de uma década de experiência na área de análise do comportamento, atuando em pesquisas e prestando serviços em ambientes escolares, clínicos e domiciliares. Seus interesses clínicos e de pesquisa incluem tópicos conceituais fundamentados na ciência comportamental contextual e trabalho aplicado, utilizando abordagens como a Teoria das Molduras Relacionais e a Terapia de Aceitação e Compromisso para desenvolver intervenções que promovam o desenvolvimento de habilidades e o bem-estar de alunos, educadores e cuidadores em ambientes educacionais.

Experiência profissional

O trabalho de Dana Paliliunas concentra-se em educação, treinamento e pesquisa em tópicos avançados em análise do comportamento. Antes de seu doutorado, a Dra. Paliliunas obteve sua licença para lecionar em educação especial e tornou-se Analista de Comportamento Certificada pelo Conselho (BCBA), trabalhando em escolas como professora e especialista em comportamento. Ela obteve seu mestrado e doutorado em Análise do Comportamento e Terapia pela Southern Illinois University, onde trabalhou sob a orientação do Dr. Mark Dixon. Tornou-se Professora Associada na Missouri State University, onde lecionou por seis anos em programas de graduação e pós-graduação em análise do comportamento e psicologia clínica. A Dra. Paliliunas é coautora de AIM: Um Currículo Analítico do Comportamento para o Desenvolvimento Sócioemocional em Crianças, que incorpora técnicas de mindfulness, ACT e gerenciamento de comportamento para direcionar o desenvolvimento socioemocional em crianças, e é autora de mais de 30 artigos e capítulos de livros revisados ​​por pares.

Educação

Bacharel em Educação Especial, Universidade Loyola de Chicago

MS Análise do Comportamento e Terapia, Southern Illinois University.

Doutorado em Reabilitação, especialização: Análise do Comportamento e Terapia, Southern Illinois University.

Publicações e Pesquisas Selecionadas

Paliliunas, D., Lee, B., Barker, K., & Caughron, M. (2024). Relações verbais no contexto da experiência universitária: uma análise exploratória usando um arcabouço teórico de densidade relacional e um exemplo de caso. Journal of Contextual Behavioral Science, 31, 100719.

Paliliunas, D., Burke, RV, Taylor, SL, Frizell, CB, Durbin, KK, & Hutchings, DL (2023). Avaliando um pacote de tratamento de intervenção breve baseado em ACT para educadores sobre bem-estar relatado e linguagem consistente com ACT em sala de aula. Behavior Analysis in Practice, 16(1), 156-171.

Paliliunas, D. (2022). Valores: um princípio norteador fundamental para intervenção e pesquisa analítico-comportamental. Behavior Analysis in Practice, 15(1), 115-125.

Dixon, MR, Paliliunas, D., Barron, BF, Schmick, AM, & Stanley, CR (2021). Avaliação de ensaio clínico randomizado do conteúdo de ABA nos ganhos de QI em crianças com autismo. Journal of Behavioral Education, 30, 455-477.

Paliliunas, D., Belisle, J., & Dixon, MR (2018). Um ensaio clínico randomizado para avaliar o uso da terapia de aceitação e comprometimento (ACT) para aumentar o desempenho acadêmico e a flexibilidade psicológica em estudantes de pós-graduação. Análise do comportamento na prática, 11, 241-253.

Dr. Jordan Belisle, BCBA-D, é professor associado da Missouri State University, cofundador do Institute for Dynamic Behavioral Science e fundador do HUB Research Lab (Humans Understanding Behavior).

É amplamente reconhecido como um dos autores da Teoria da Densidade Relacional (RDT) e se envolveu diretamente em diversas pesquisas relacionadas ao currículo PEAK, voltadas à avaliação e ao ensino de habilidades de linguagem e cognição para aprendizes neurodivergentes.

Publicou mais de 100 artigos revisados por pares e capítulos de livros abordando temas que vão desde RFT e ACT na análise do comportamento até altruísmo humano, preconceito, discriminação e a crise das mudanças climáticas.

É coautor de dois livros de destaque na área:

• Research Methods for Practicing Behavior Analysts (Belisle, Stanley & Dixon, 2021)

• Acceptance and Commitment Therapy for Behavior Analysts (Dixon, Hayes & Belisle, 2023)

Dr. Belisle atua diretamente com analistas do comportamento em casos clínicos complexos e em processos de mudança organizacional, com ênfase no papel da linguagem e da cognição humanas. Sua pesquisa apresentada hoje representa um esforço coletivo com seus alunos e colaboradores, tanto da universidade quanto de redes nacionais e internacionais.

Dra. Megan é diretora clínica do DoBetter Collective. Megan obteve seu Ph.D. em Educação Especial e Análise do Comportamento na Ohio State University, em 2015. O treinamento inicial da Dra. Miller em Análise do Comportamento ocorreu no Cleveland Clinic Center for Autism, onde atuou como voluntária/estagiária em 2003. Desde então, prestou serviços a mais de 100 crianças diagnosticadas com autismo e outras deficiências.

Megan realizou mais de 40 apresentações para organizações profissionais em diversos países. Em 2018, iniciou o movimento de desenvolvimento profissional #dobetter, com o objetivo de melhorar o acesso a treinamentos baseados em evidências e promover a implementação de boas práticas na Análise do Comportamento em uma comunidade ampla de profissionais, pais e educadores.

Foi CEO do PEAK, um dos mais conhecidos sistemas de avaliação e ensino baseados em RFT para indivíduos com autismo, contribuindo ativamente para sua disseminação e aplicação clínica.

É professora de cursos de Análise do Comportamento e Educação Especial, além de autora de diversos artigos publicados em periódicos como Journal of Developmental Physical Disability, Behavior Analysis in Practice e Teaching Exceptional Children. É também coautora do livro “Os 7 passos para ganhar controle instrucional”, escrito em parceria com Robert Schramm, BCBA.

Garanta Sua Participação

PAGAMENTO 100% SEGURO COM APROVAÇÃO INSTANTÂNEA

Seu dinheiro de volta, sem perguntas, em até 7 dias após a compra.

Lote 1 – Esgotado
Lote 2 – R$ 1.399,90
Lote 3 – R$ 1.599,90
Lote 4 – R$ 1.799,90

CEO do Instituto ABA Learning

Convidada Especial

Prof. Daniela Mendonça

Dra. Ana Arantes

Daniela Mendonça é CEO do Instituto ABA Learning, supervisora técnica em ABA, mentora, coordenadora de pós-graduação e palestrante com forte atuação nacional na área da Análise do Comportamento Aplicada ao neurodesenvolvimento. É a idealizadora da primeira pós-graduação do Brasil em RFT (Teoria das Molduras Relacionais) e ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) aplicadas aos transtornos do neurodesenvolvimento, além de ter criado a primeira pós-graduação em ABA do estado da Paraíba, abrindo caminhos pioneiros na formação de profissionais da área em diversas regiões do país.

Sua formação inclui Pedagogia, Psicopedagogia e Especialização em ABA, com aprofundamento atual em ACT (Acceptance and Commitment Therapy). Ao longo de sua trajetória acadêmica e prática, Daniela consolidou sua expertise por meio de experiências significativas na área clínica, educacional e institucional. Durante sua trajetória no Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, aprofundou seus conhecimentos em RFT e ACT aplicadas aos transtornos do neurodesenvolvimento, com foco no ensino de habilidades sociais, cognitivas, comportamentais e de linguagem para crianças e adolescentes neurodivergentes.

Sua atuação profissional inclui ainda passagem pelo serviço público, onde trabalhou com Atendimento Educacional Especializado (AEE) e liderou projetos de formação continuada de professores da rede pública, com foco na inclusão escolar e no uso de estratégias baseadas em evidências para promover aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com diferentes necessidades educacionais.

Daniela é também escritora de materiais didáticos e manuais de ensino com base em RFT e ACT, produzindo conteúdos estruturados que integram teoria, prática e aplicabilidade clínica e educacional baseados em evidências. Suas obras têm contribuído diretamente para o avanço de práticas embasadas, acessíveis e eficazes na promoção da flexibilidade psicológica, do repertório relacional e da aprendizagem de habilidades complexas por parte de aprendizes com autismo, TDAH, deficiência intelectual e outros transtornos do desenvolvimento.

Com uma atuação marcada pela inovação, compromisso ético e paixão pelo ensino, Daniela se mantém atualizada com as mais recentes práticas em ABA e desenvolve programas e projetos personalizados para clínicas, instituições de ensino e contextos formativos, colaborando com o crescimento da ciência do comportamento no Brasil.

Dra. Ana Karina Leme Arantes é psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com sólida trajetória acadêmica e atuação reconhecida na área da Análise do Comportamento Aplicada. É especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela UFSCar, com foco em intervenções baseadas em evidências junto a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Possui Mestrado em Educação Especial pela UFSCar e é Doutora em Psicologia (Comportamento e Cognição) pela mesma instituição, com ênfase em processos comportamentais, linguagem e aprendizagem. É também pós-graduada em ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso), integrando abordagens contextuais e práticas baseadas na promoção da flexibilidade psicológica.

BCBA (Board Certified Behavior Analyst) e QBA (Qualified Behavior Analyst), atua como supervisora técnica e docente em cursos de Pós-graduação em ABA, contribuindo para a formação de profissionais da análise do comportamento em todo o país.

É fundadora e CEO da Realize ABA, empresa especializada em consultoria e supervisão em Análise do Comportamento, com atuação voltada à qualificação técnica, desenvolvimento profissional e implementação de práticas éticas e eficazes em diferentes contextos de intervenção.

Como pesquisadora, possui diversas publicações em revistas científicas e capítulos de livros, com contribuições nas áreas de educação especial, análise do comportamento e psicologia do desenvolvimento. Também atuou como docente voluntária e pesquisadora no Departamento de Psicologia da UFSCar, participando de projetos acadêmicos voltados à pesquisa e formação profissional.

Garanta Sua Participação

PERGUNTA FREQUENTES

01. Quando e onde acontecerá o evento?

O evento será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2025, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O local exato será divulgado em breve. Os participantes poderão se hospedar no mesmo hotel do evento ou em Airbnbs próximos, com diversas opções disponíveis na região

02. Quem pode participar?

Profissionais que atuam com o público neurodivergente, como psicólogos, analistas do comportamento, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psiquiatras, educadores, entre outros.

O conteúdo é especialmente indicado para quem busca aprofundar-se em práticas baseadas em RFT e ACT aplicadas aos transtornos do neurodesenvolvimento.

03. Qual o tema central do evento?

Rigidez Cognitiva no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Será explorado como a RFT e a ACT podem ser utilizadas desde a avaliação até a intervenção, promovendo flexibilidade cognitiva e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em aprendizes neurodivergentes.

04. Qual será a programação?

O evento contará com dois dias de formação intensiva, incluindo:

• Avaliação e planejamento de intervenções baseadas em RFT

• Ensino de habilidades socioemocionais via ACT

• Flexibilidade cognitiva e Teoria da Densidade Relacional (RDT)

• Estudos de caso, dinâmicas práticas e aplicações em contextos clínicos e educacionais

05. O evento será online ou presencial?

Presencial. O treinamento foi concebido como uma experiência imersiva e prática, favorecendo o contato direto com os palestrantes e a troca entre os participantes.

06. Haverá certificado?

Sim. Todos os participantes receberão certificado de participação, com a carga horária correspondente.

07. Há desconto para grupos?

Sim. Grupos a partir de 3 pessoas têm acesso ao valor do primeiro lote, mesmo após o encerramento. Condições especiais também estão disponíveis para grupos maiores (até 15 integrantes).

Para solicitar valor promocional para grupos entre em contato via WhatsApp Secretaria Instituto ABA Learning: (11) 99108-8708

08. Qual a política de cancelamento?

• Cancelamentos em até 7 dias após a compra seguem o Código de Defesa do Consumidor, com reembolso integral.

• Após esse prazo, o valor da inscrição poderá ser revertido em:

a) 1 curso livre na plataforma ABA Learning Cursos, ou

b) 1 Manual de Ensino do Instituto ABA Learning.

09. Como posso acompanhar as novidades?

• Instagram: @abalearningcursos

• WhatsApp: (11) 99108-8708